1 - Com o usuário de perfil administrador, acesse as Configurações > Groner Zap
2 - Acesse qualquer uma das opções
Em seguida escolha qual loja deseja Configurar:
Origem de entrada dos leads
Você pode escolher qual a Origem dos leads que forem criados de forma automática quando vierem pelo atendimento do bot do Groner Zap.
Verificar status e fila
Você pode clicar em 'Verificar status e fila' para que o sistema valide a conexão. Caso o seu GronerZap tenha ficado desconectado por um tempo e mensagens tenham sido enviadas offline, elas vão ficar acumuladas e você poderá clicar no botão para que essas mensagens sejam reenviadas.
Desconectando o Groner Zap
Caso queira desconectar o número basta clicar no botão 'Desconectar' e confirmar a ação
Abas de configurações
Temos quatro importantes abas, são elas: Operadores, Departamento, Campos e Comandos/Menu. Abaixo vamos explicar cada uma delas.
Operadores
Acesse a aba "operadores".
Você terá uma visão de lista de todos os Operadores criados com as seguintes informações:
Nome, possibilidade de Ativar ou Desativar o usuário clicando no botão à esquerda do nome dele.
Administrador, mostra se o operador é administrador ou não, e podendo alterar a qualquer momento o papel.
Token de Acesso, é auto gerado.
Departamentos, mostra quais são os Departamentos que o usuário terá acesso, pode ser alterado nas Configurações do usuário.
Criado em, mostra a data de criação do Operador Groner Zap.
Criando novo operador
OBS: Não é possível deletar um Operador, somente desativá-lo
Para criar um novo operador (usuário Groner Zap), basta clicar em "+ Adicionar operador".
Selecione para qual usuário você deseja criar um operador no Groner Zap e depois clique em Salvar.
Configurando permissões do novo operador
Clique no botão à direita do usuário que deseja editar as configurações.
Você poderá alterar o nome do Operador, colocá-lo como Administrador, Alterar a senha do usuário e escolher quais Departamentos ele terá acesso.
Após fazer as configurações desejadas, clique em 'Salvar'. Se precisar, role o scroll ao máximo para baixo.
Departamentos
Acesse a aba "departamentos".
Criando novo Departamento
Para criar um novo departamento basta clicar em "+ Adicionar departamento" colocar o nome do Departamento que deseja e em seguida clicar em Salvar.
Caso você já tenha criado algum operador, ele estará aqui como departamento. Todo operador tem um departamento criado automaticamente com o seu nome.
Você pode Desativar/Ativar o departamento, Editar o nome, passando o mouse por cima do nome do Departamento e clicando no ícone de lápis e também pode Deletar o departamento.
Campos de coleta de informações do bot
AS MENSAGENS DOS CAMPOS SEMPRE VÊM ANTES DAS MENSAGENS PERSONALIZADAS DA ABA COMANDOS/MENU
Acesse a aba "campos". Haverá uma coluna com diversas opções onde você pode escolher as seguintes informações:
Na primeira mensagem enviada, de Boas Vindas, você terá as seguintes opções.
Ativar/Desativar
Escrever a mensagem a ser enviada pelo bot
Qual o delay de envio da mensagem(quando aparece a mensagem que tem alguém digitando uma mensagem no Whatsapp).
Imagens, vídeos e arquivos
Você ainda pode encaminhar um áudio de boas vindas. Para isto, basta seguir os passos deste artigo.
A última opção é o 'Menu' , ela permite escrever uma mensagem a ser enviada antes do bot enviar as mensagens cadastradas em 'Comandos/Menu'
Temos outras opções de campos que podem ser utilizados no primeiro contato com o cliente. Você pode selecionar quais você deseja utilizar, não é necessário utilizar todos os campos. São eles:
Campo para a coleta do e-mail. O e-mail já ficará salvo no card do Negócio do cliente.
Consumo
Campo para a coleta do consumo de energia elétrica do cliente. O consumo já ficará salvo no card do novo Negócio do cliente automaticamente.
Documento
Campo para a coleta do documento (CPF/CNPJ). O documento já ficará salvo no card do Negócio do cliente
Endereço Completo
Campo para a coleta do endereço completo. O endereço já ficará salvo no card do Negócio do cliente. Este campo possui duas perguntas automáticas: qual é o CEP e o número da casa;
Tipo de Telhado
Campo para a coleta do tipo de telhado. O tipo telhado já ficará salvo no card do Negócio do cliente
No campo Tipo de Telhado, é possível inserir uma imagem com os tipos de telhados para que o usuário possa selecionar o que mais condiz com a sua realidade.
Para adicionar a imagem, basta seguir os passos deste artigo.
Cidade
Campo para a coleta da cidade. A cidade já ficará salvo no card do Negócio do cliente
Estado
Campo para a coleta do estado. O estado já ficará salvo no card do Negócio do cliente
Menu
Mensagem que antecede as opções do menu.
Comandos/Menu
AS MENSAGENS DO COMANDOS/MENU VEM DEPOIS DOS CAMPOS
Para ativar os Comandos/Menu, basta clicar no botão de ativação indicado:
Para adicionar novos comandos, basta clicar em "+ Adicionar comando/menu". Todos os comandos vão ficar listados nessa tela.
Primeiro devemos selecionar o "comando pai", que é o comando que irá ser executado antes da mensagem que será configurada. O primeiro comando, sempre terá "MENU PRINCIPAL" como comando pai.
A ordem se trata da ordem que o comando irá aparecer para o usuário.
O título, será o título que aparecerá ao lado do número da ordem.
A mensagem, se trata da mensagem que será enviada assim que for selecionada a opção (ordem).
A palavra chave, é utilizada para vincular uma palavra à opção (só é possível inserir uma palavra chave).
Caso necessário, é possível inserir um valor (em segundos) no campo de "delay", que aparecerá "digitando..." ou "gravando áudio...".
Você pode inserir uma imagem, um documento, um áudio ou até mesmo um vídeo.
Obs.: para adicionar a url, basta seguir os passos descritos aqui
É necessário que a opção "listar comando do menu" esteja ativa, para que o comando seja apresentado ao cliente.
É possível esperar uma mensagem do cliente para dar continuidade aos comandos. Basta marcar a opção.
Você pode selecionar para quem a mensagem será transferida (caso seja o último campo do menu). Você pode selecionar: pré vendedor, vendedor, técnico ou departamento. Caso não seja um departamento é necessário selecionar uma fila de distribuição. No caso do departamento, basta selecionar o departamento e não marcar nenhuma fila de distribuição.
Caso você possua mais de uma loja, selecione a qual loja o Groner Zap está vinculado. Caso você tenha uma única loja, não é necessário selecionar a loja.
Você pode escolher para qual status que desejar mover o card após o cliente preencher as informações dos Comandos Menu.
Confira as informações e clique em "Salvar".
Realize o processo quantas vezes for necessário para criar o menu cadenciado de acordo com a sua necessidade.
Caso seja necessário editar, clique no ícone do lápis ou se precisar deletar clique no ícone de lixeira e confirme a ação.
Testes das configurações
Após finalizar as configurações, você vai precisar estar com o GronerZap ativo e configurado para poder enviar mensagens de outro número para ver o bot em ação.
Você pode ir alterando e criando novos comandos e ir testando para ver o comportamento deles.
Espero que este tutorial tenha sido útil. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar no Intercom.